Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Primeiro Jogo...


Aí está o primeiro encontro! O encontro entre uma equipa masculina e uma equipa feminina,…em forma de jogo de Voleibol. E como estavam catitas aqueles equipamentos amarelos, a lembrar periquitos no seu melhor poleiro. Antes do jogo, o professor lançou um factor de motivação extra, o da beijoca rechunchuda que iriam receber das jogadoras adversárias no caso de vitória, mas o nível de jogo manteve-se assim a puxar para o fraaaaquiiiiinho.



A entrada triunfal dos periquitos, um aquecimento com nível liderado pelo capitão Malaca, uns remates na rede para fingir que se remata qualquer coisa de jeito, um grito imponente sem atchim por causa a gripe A, fazia antever uma grande partida. Deu-se início ao primeiro jogo em 4x4. Sem entrar em análise exaustiva do jogo, de realçar a atitude positiva dos jogadores, com saliência para a preocupação de jogar ao 3º toque, de atacar a bola em passe para as zonas de difícil defesa, o apoio aos companheiros que falham e o reforço do bom “astral” da equipa. Aspectos a melhorar: falhas no estado de prontidão , resultado muitas vezes da distracção dos jogadores com a beleza estonteante feminina do outro campo, esquecendo-se da bola a cair no seu campo; execução de manchete quando a altura da bola possibilita passe; Definição clara de quem é a bola através da comunicação; bolas muito baixas em situação de dificuldade.
Apesar das dificuldades e depois de bons momentos de jogo, a ESA lá venceu o primeiro embate no jogo 4x4.




Passou-se ao 6x6 e o caso mudou de figura. As miúdas, antevendo o momento traumático de serem forçadas a espetar beijocas rechunchudas nas bochechas de tipos vestidos de amarelo e com franja comprida, colocaram todo o seu saber em campo e desforraram a derrota anterior. Os jogadores da ESA que já esfregavam as mãos de contentamento tiveram de se render aos encantos voleibolisticos das suas oponentes. De facto, o jogo 6x6 precisa de mais tempo de prática, mas mesmo sem esse investimento, os rapazes não estiveram mal contra uma equipa claramente mais batida nesta forma de jogo. Voltou a faltar algum estado de alerta, que terá de ser permanente (em qualquer momento a bola pode ter vontade de vir ter connosco). E, se a comunicação é fundamental no jogo 4x4, com mais duas zonas de responsabilidade, a coisa complica-se ainda mais. No 2º set, as coisas melhoraram e, apesar da derrota, já os números foram mais encostadinhos . Restava-nos um último set para amenizar o peso da derrota e a malta lá conseguiu uma vitória puxada a ferros, ou antes, à chouriçada em forma de coice, do Ruben. Ênfase também para o serviço canhão do Ivan e do Miguel (os canellones do almoço tinham qualquer estimulante escondido); as bolas safas pelo Ivan graças a um deslocamento à homem bala; e o serviço a puxar assim para o desconchavado mas eficaz do Diogo; os remates (poucos) do Miguel e Xavi no último set; os ataques cirúrgicos do Filipe; os passes do Rodrigo; Os ataques do João com uma espécie de passe, os amorties do Sérgio;, os bons ataques do Miguel, nas fases em que não estava abalado pelos atributos físicos da equipa adversária.
Olhó Microvideo!!!



No final, as raparigas lá se conseguiram safar às beijocas e brindaram os jogadores com uma consoladora palmadinha (???) na mão, mas separados pela rede, não fossem eles cair na tentação de abusar…
Para a história fica um bom jogo inicial, um bom convívio, o equipamento em tons de penugem de periquito, a palmadinha debaixo da rede.

No 3º período repetiremos a dose…Talvez dessa vez, consigam a tal da beijoca rechunchuda...

Uma palavra para o Alexandre e o Júlio que não puderam participar por motivos de saúde (parece que não aguentavam beijocas naquele estado de debilidade...). As melhoras para eles.
Por último um agradecimento ao profe Filipe por se ter disponibilizado a levar alguns jogadores, apesar de deles já terem corpinho para fazerem o percurso a penantes.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

E o prémio vai para...

E o prémio para a assiduidade nos treinos foi,...o fabuloso, o extraordinário, o enorme, o magnífico,...chocolate do Lidl...

Para os que nunca faltaram aos treinos...

Depois de terem enfardado 4 chocolates, ainda queriam mandar os dentes a mais um...


Os outros, mereceram 2 chocolates para não ficarem a chorar. O galifão do Ruben achou que aquilo nem chegou p'ra cova de um dente...




Depois do banquete e da proliferação de cáries, veio o que interessa...




O cacau fez bem à malta...




...Ou talvez não

Ufa!...Aqui é que estamos bem!

Resultados Torneio 2x2:

1º Filipe - 10 pontos

2º Miguel - 6 Pontos

3º Xavi - 5

3º Ivan - 5

5º Alex - 4

5º Ruben - 4

7º Rodrigo - 3

8º João - 2

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Aqui vai o quadro competitivo...

20 Janeiro - TOMAR
Escolas:
STª Iria Tomar
Secundária Alcanena
Ferreira do Zêzere

27 Janeiro - ENTROCAMENTO
Escolas:
Ruy Andrade
Secundária de Alcanena
Ferreira do Zêzere

10 de Fevereiro - ALCANENA
Escolas:
Secundária de Alcanena
Stª Iria
Ruy de Andrade

10 de Março - FASE FINAL (6x6)- ALCANENA
Escolas:
Secundária de Alcanena
Stª Iria
Ruy de Andrade
Ferreira do Zêzere

terça-feira, 10 de novembro de 2009

20º treino

Aos vinte fazemos o primeiro balanço. Números de treinos efectuados:

Xavi - 20
Ivan - 20
Miguel Monteiro - 20
Ruben - 19
Filipe - 19
Miguel Malaca - 18
Júlio - 17
Diogo - 16
Rodrigo - 14
Alexandre - 12
João - 11
Sérgio - 8
Luis - 8
Parabéns especial para os 3 INVICTOS Xavi, Ivan e Miguel Mont. E uma palavra especial para aqueles que não puderam cumprir o pleno apenas por terem estado doentes.
A boa notícia é que neste 1º jogo de dia 25 poderão ir 12 jogadores, uma vez que o professor Filipe se ofereceu para levar 4 no carro. ATENÇÃO que só embarcará, quem tiver a AUTORIZAÇÃO de transporte assinada na semana anterior.
O Próximo balanço faremos no final do período...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A gripe V ...

É verdade! Parece que a gripe V chegou à ESAVolei!!! Uma nova estirpe que começou por atacar o Miguel Malaca e o Rodrigo, despoletada por um ataque massivo de bolas nos antebraços. Descobriu-se que a execução de mais de 50 manchetes por treino, ataca o sistema imunitário de forma violenta, dando febres, tosse com fartura e umas nódoas negras com a forma da bola. É de esperar que mais jogadores venham a sofrer deste mal, uma vez que no treino de hoje, para além de alguns Atchins, tiveram de suportar com mais 5 mãos cheias de manchetes, remates , passes e outros gestos de difícil classificação.
A malta deseja rápidas melhoras aos atletas fustigados pelo vírus, para que voltem depressa, para os brindarmos com mais ...muita bola no antebraço...aiiiii.
Quanto ao treino de hoje, de realçar a mega competição de jogo 2x2, com alteração frequente de equipas (ao fim de 10 pontos) e a classificação individual ficou assim ordenada:
1º Xavier - 80 pontos (8 jogos ganhos)
2º Alexandre e Diogo - 68 pontos
4º Filipe - 67 pontos
5º Ruben - 65 pontos
6º Miguel monteiro - 63 pontos
7º Ivan - 61 pontos
8º João - 54 pontos
Terminámos com um mais um renhido jogo 4x4 , apesar de, em muitos momentos a bola ter sido...muito mal tratada.
Aspectos a melhorar JÁ:
1- 1º e 2º toque - BOLA ALTA!!!
2- Quem ataca tem de estar ATRÁS DA BOLA.
3- Depois de ataque VOLTA A CASA...em posição base (não inclui mãos nos bolsos)
Estamos perto do 20º treino...