Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESAVolei em Santarém

Mais um jogo treino desta vez com a equipa da Escola Secundária Sá da Bandeira de Santarém. Esta equipa vai à frente da CAE da sua Zona (campeonato que ainda não terminou), pelo que se esperava um jogo interessante. O resultado final ficou em 3-1 para a ESA. Foi um bom jogo para dar rodagem a alguns jogadores menos utilizados, uma vez que, pelas nossalimitações de transporte (carrinha de 9 lugares), nem sempre é fácil dar mais rotina a todos os atletas. Prestação positiva para o João Gil, que apesar do seu deprimente percurso escolar, revela-se com potencial para crescer na modalidade. O João Lopes, continua no seu caminho bem estruturado, apresentando já alguma consistência nas diversas acções do jogo. Rafael Rangel, muita preocupação com as protecções, já remata. Precisa de trabalho de deslocamento e manchete. Do ponto de vista técnico, alguns bons momentos de ataque, com combinações surpreendentes entre o "pauleta" e o capitão, mas o investimento terá de ser sobretudo na recepção...que continua muito,...muito...assim, assim...Última palavra para a protecção do bloco, que muitas vezes, ficou esquecida em...Alcanena.
O video com alguns bons momentos do jogo.




domingo, 10 de abril de 2011

ESA volei em Oeiras e no Benfica...

Seria a primeira vez que a equipa de iniciados da ESA enfrentaria uma equipa federada . O jogo com a equipa do CVO (Clube de Voleibol de Oeiras), associação com longo historial na modalidade, era aguardado com enorme expectativa no sentido de aferir as reais diferenças entre o nosso trabalho de Desporto Escolar e a realidade federada. O desnível foi …grande. Encontrámos uma equipa composta por alguns jogadores com 5 anos da modalidade, facto que se traduziu numa clara superioridade em todos os aspectos do jogo. No Primeiro set perdemos por 25-14, com grandes dificuldades na recepção, e consequentemente na construção do ataque. Outro factor novo para esta equipa, esteve na dificuldade da escolha por parte dos blocadores entre qual dos 3 pontos do ataque adversário deveriam estar. Blocos atrasados e bola no chão… No 2º set , a equipa hibernou. A recepção não existiu e quando existiu, falhava passe, quando saía passe o remate ficava na rede… Terminou com um 25-5 (?)…resultado que a malta pediu para não ser revelado, mas que coloco aqui para que não se repita, sob pena de dar direito a espancamento colectivo. Foi uma pontuação ao nível da tal "marca" deixada pelo Diogo no balneário(private joke)...Fazermos 5 pontos num set, significa que a equipa se limitou a estar de forma presencial no campo, deslumbrada com o potencial ofensivo da outra equipa. Culpa também para o prof que deveria ter-se deixado de pedagogias de reforço positivo e partido logo para o açoite como forma mais eficaz de reanimação. Grande mérito para a equipa do CVO e para o seu serviço estrategicamente colocado nos alvos mais permeáveis. No 3º Set, lá conseguimos fazer 20 pontitos, tornando esta jogatana um pouco menos dolorosa…

A coça deste jogo contrasta claramente com a facilidade que fomos encontrando nos jogos anteriores com equipas do Desporto Escolar, factor fundamental para voltarmos à terra e trabalharmos ainda mais e melhor. A recepção ao serviço e defesa farão, cada vez mais, parte da ementa do nosso restaurante ESAvolei.


Depois desta aventura , fomos assistir ao vivo e a cores ao jogo da Liga de Voleibol entre o Benfica(1ª classificada) e o Castelo da Maia(5º). Um espectáculo memorável de tudo o que tem de bom esta modalidade. Enorme capacidade atlética, recepções e defesas alucinantes, passes cirúrgicos e remates estrondosos. A malta ficou deslumbrada…


Um agradecimento para o apoio e enquadramento do Prof Luís Catalão e para a numerosa claque composta pela família Castro.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

No dia de anos do capitão...

Treino de 4ª feira, primeira parte trabalho técnico: combinações de ataque, recepção, passe. Muito a custo, saído da sua modéstia o capitão lá confessou que fazia anos!!!...Não há direito!...então e os chocolates do LIDL, os balões e os chapelinhos?...O prof não sabia, temos de adiar a festa...O Diogo, o outro capitão,... o virtual, teve um mês a relembrar o prof do seu dia de anos, já com medo de não trincar o tal do nestlé. Lá cantámos os parabéns ao Miguel Malaca, sem presentes, mas ficámos mais descansados porque parece, que ele recebeu um presente melhor do que o tal do nestlé... Apareceram apenas 2 Juniores à chamada o Xico e o Pedro Parreira para uma jogatana final. Ainda bem que o aniversariante teve de se ir embora, para não ter de passar pela humilhação de incluir uma equipa de 6 massacrada por...apenas 2. O Xico e o Pedro tiraram de fora as suas credenciais e deram uma coça em 2 sets de 25-11 e 25-15 aos novatos armados em jogadores.


sábado, 2 de abril de 2011

Próximo Jogo

É já no dia 9 de Abril, a próxima jogatana de voleibol, a primeira que faremos com uma equipa federada. Conseguimos que o CVO (Clube de Voleibol de Oeiras) nos facultasse esta joga, para que a rapaziada, possa finalmente saber o que custa parar bolas de mãos treinadas. Depois do jogo iremos assistir ao jogo da liga de Voleibol entre o Benfica e o Castêlo da Maia. A reportagem desse dia sairá aqui depois...