Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ESA nas Caldas da Rainha

Uma semana depois do primeiro jogo em Tomar, rumámos até às Caldas da Raínha para defrontarmos a equipa de Juvenis da Escola Secundária Raúl Proença para o 2º jogo de treino da época. Estávamos com curiosidade para avaliarmos o nível da equipa que nos defrontará no acesso ao regional, uma vez que vem de uma zona com tradição no jogo e onde existem equipas federadas da modalidade. Encontrámos uma equipa com vivências de jogo e  qualidade nas várias fases do jogo. Vaticina-se uma disputa suada para essa vaga de acesso ao regional, no entanto trata-se de uma equipa perfeitamente ao nosso alcance. Este jogo serviu para fazermos mais algumas experiências na integração da rapaziada mais nova e sob esse aspecto a coisa correu bem, embora com algumas confusões na hora de permutar, mas precisamos de treino para a coisa fluir melhor.   Vencemos 2 sets e perdemos 1 e meio(terminou mais cedo para desocupação do espaço)
A máquina do prof foi-se mais uma vez  abaixo (acompanhando a robustez do dono) como tal só ficaram imagens do 1ºset e um pouco do 2º.


domingo, 25 de novembro de 2012

1º Jogo de treino da época



Marcámos um jogo de treino com a equipa de Juniores da Escola Jacôme Ratton em Tomar para abrir a época perto de casa. Pretendía-se sobretudo a integração dos iniciados na equipa base de Juvenis do ano passado, num sistema de jogo ao qual não estão habituados. Partimos para um jogo em 5:1 com um distribuidor a penetrar e experimentámos o sistema 4:2 com os 2 universais a penetrar quando chegavam à zona defensiva. Apesar da vitória  da ESA, interessavamo-nos mais o treino das rotinas de jogo. Fernando Massa como universal a apreender a sua posição, falhou algumas vezes a penetração e o passe, mas está no  caminho certo para a sua difícil posição, rematou algumas vezes   com sucesso. Raúl já tinha experimentado no ano passado jogar no regional e não teve grandes dificuldades de perceber as movimentações, partindo com uma óptima posição de espera e focalização percebeu que essa será a base do seu desenvolvimento enquanto jogador.  Carlos Miguel rematou algumas vezes com sucesso, ainda se perde no meio de tanta movimentação e necessita de clara melhoria na defesa(recepção e defesa at adv). , com lacunas ao nível de deslocamento e focalização no jogo e nas permutas, conseguiu fazer o gosto ao remate, será mais uma solução para a posição de universal caso evolua no treino, no deslocamento e no passe. Gil, começou algo a medo e libertou-se para um jogo bastante razoável. Fez com o Miguel Monteiro os melhores blocos do encontro. Dupla "Monteiro e Gil, Muros e Paredes, Lda". Miguel Malaca esteve  algo irregular na qualidade de passe e adapta-se agora à posição de universal com ganhos para a equipa em termos ofensivos e defensivos quando a máquina estiver oleada. Miguel Monteiro soltou algumas das suas bombas letais (compensando o início apagado do Diogo), irrepreensível no bloco e na atitude em jogo, parece que a mudança de "ares" melhorou as suas qualidades. Diogo, começou o jogo sem o habitual arsenal  ofensivo, que foi aparecendo ao longo dos sets seguintes. Precisa claramente de melhorar na atitude defensiva, sobretudo na protecção ao próprio ataque.
De uma forma geral a equipa esteve bem para esta fase inicial, variou-se o ataque (todos remataram), boa atitude no jogo (grito da ESA continua a sair) e solidariedade no erro. Tem no entanto, de trabalhar MUITO a recepção (8 pontos ganhos seguidos por falhas sucessivas na recepção, não é admissível nesta fase juvenil), protecção ao ataque e  bloco.
Esta semana estaremos nas Caldas da Rainha, para mais um jogo de treino.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Início da nova época

Nova época e 2ª  no escalão de juvenis da equipa que começou este percurso de formação.  Este ano conseguimos encaixar mais um treino "decente" desta vez à 2ªf  à tarde. Eliminam-se assim os almoços à pressa do ano passado em 3 dias por semana ficando apenas o de 6ªf , para a malta não esquecer do sacrifício. Temos assim 3 treinos por semana 2 à séria e 1 a despachar.
Neste ano subiram 3 jogadores da equipa anterior para o escalão de juniores e mantiveram-se os restantes jogadores. Recebemos 6 jogadores iniciados do Prof Pedro, para adquirirem rodagem competitiva para os anos vindouros. Inscrevemos a equipa em 2 escalões (juvenis e juniores), para que  disfrute de mais jogos e consequentemente de um maior desenvolvimento. Principal objectivo da época será conseguir apurar a equipa de Juvenis para a fase final do campeonato regional do DE, tarefa mais difícil do que o ano anterior, uma vez que teremos uma equipa da CAE oeste (Caldas da Rainha), zona com fortes tradições no voleibol.  Os juniores da equipa continuarão a treinar e a ajudar a elevar o nível nos treinos, mas o investimento principal incidirá no escalão de juvenis.
Que este seja um bom ano de voleibol, com muito e bom treino , muitos e bons jogos.


Jogos agendados