Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Arregaçar as mangas...

Depois de termos vencido os 2 encontros realizados na escola S. Raul Proença(Caldas da Rainha) por 3-0 (ESAxCaldas), 3-0 (ESA x Santarém), foi apresentado um protesto por parte da equipa da casa, alegando que estaríamos irregulares, uma vez que os nossos jogadores Juvenis tinham jogado simultaneamente nos juniores e que teríamos utilizado jogadores iniciados nos juvenis. É verdade!... Jogámos  em escalões superiores com jogadores de escalões inferiores. O que deveria resultar dessa acção? Uma clara desvantagem dos mais novos perante os mais velhos, uma vez que a cronologia tende a bafejar os que nela estão mais avançados. O Curioso da história é que no campo, os mais novos ganharam todos os sets disputados aos mais velhos(?).... Passemos então ao pecado regulamentar. A equipa da ESA de Juvenis apresentou-se nas Caldas da Rainha com um jogador iniciado de 1º ano sem este estar inscrito na base de dados dessa equipa. Todos os restantes jogadores estavam regularmente bem inscritos, sendo metade deles iniciados.  O pecado começou aí, porque poderíamos ter utilizado jogadores “instantâneos” que se vão buscar à pressa à cantina da escola, para jogarem um ponto à pressa e comerem a sandes de fiambre no fim...sem pressa. Cometemos de facto esse erro, de querer levar ao encontro jogadores de voleibol, que treinam voleibol, que gostam de voleibol e cujas habilidades no voleibol adquiriram dentro das paredes da nossa escola. Levámos o Rafael, iniciado de 1º ano, como prémio por partilhar essa paixão pelo jogo que o leva invariavelmente a trocar os intervalos no bar e os apertos nas miúdas, pela rede de voleibol e os apertos naquele esférico colorido. E o Rafael jogou voleibol nas Caldas da Rainha e jogou bem, porque gosta do jogo e percebe o jogo, apesar de ter menos 3 anos do que os mais velhos do escalão. Aliás, TODOS os jogadores que foram às Caldas da Rainha, jogaram pelo menos um set em cada encontro. Mas vai contra o regulamento!...É verdade, vai contra o regulamento e não há como fugir a isso. Como tal, clarificámos a situação de forma aberta junto dos responsáveis do DE e todas as equipas da ESA de iniciados a Juniores foram penalizadas, com derrotas administrativas. Sem dramas...no estrito cumprimento do regulamento.
É importante que fique claro, que a paixão que temos pelo jogo,  jamais será suplantada pela obsessão em busca de resultados. O Gozo do treino, do desenvolvimento, da competição salutar, do respeito pelo erro, do grito de incentivo, da superação. Foi  este gozo pelo desenvolvimento do voleibol, que nos levou a fazer 80 km para um jogo de treino nas Caldas (com a ES Raul Proença) antes do campeonato começar, sem nada a esconder perante o nosso futuro adversário. Pretendíamos sobretudo melhorar em conjunto, até porque um adversário mais forte, faz-nos também mais fortes, assegurando uma representação condigna na fase regional. É este gozo que nos leva a (sem crédito horário) jogar no campeonato de juniores com a equipa de juvenis, para usufruirmos de mais jogos, mais saídas, mais competição...
  O gosto que temos pelo jogo garantirá que, depois de uma derrota, nunca perderemos tempo a arregaçar as mangas para chafurdar nos meandros regulamentares, mas arregaçaremos as mangas para que os nossos jogadores desenvolvam competências para jogar melhor dentro do campo e com isso poder vencer os adversários que tinham jogado melhor no encontro anterior…

Os jogadores de voleibol que estiveram presentes nas Caldas
TODOS jogaram Voleibol

Venha o próximo jogo, para saborearmos a sua essência...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Campeonato de Juvenis

1ª Concentração de Juvenis realizada na escola Raúl Proença (Caldas da Rainha)

Resultados:


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Concentração no Cartaxo

Fomos ao Cartaxo jogar no escalão de juniores para dar mais competição aos jogadores juvenis que disputam  o respectivo campeonato .



Resultados ESA x Cartaxo (2:0)
                 ESA x Benavente (2:0)

Apesar das duas vitórias expressivas em campo, foram averbadas à ESA duas derrotas administrativas, uma vez que tínhamos em campo, jogadores juvenis apenas inscritos no seu escalão  .  Antes do campeonato começar já tinha sido referida essa situação  (equipa juvenil da ESA competindo para treinar no escalão acima)

 Foram cumpridos os objectivos estipulados...