Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Início do ano competitivo em fim de semana de Jornada dupla: Lousã + Benfica



Análise da prestação da equipa nos 2 dias de voleibol:
1º Dia na lousã os objectivos seriam a implementação do 5:1 em competição com todos os jogadores (ou quase todos). Tínhamos saído de uma breve pincelada contra a "velha equipa da ESA" e na Lousã seríamos testados em situação de jogo real.
As dinâmicas funcionaram muito bem para a primeira aparição. Contávamos dentro do campo com a presença da experiência  do Zé, que apesar de limitado pelo entorse feito nessa semana, garantiu ao profe que não tinha qualquer dor e entrou em campo, mesmo a meio gás, para ajudar a rapaziada a perceber melhor a "matemática" da coisa. Algumas confusões pelo meio, mas a maioria ficou ciente das movimentações inerentes às funções. 
2º dia, pretendia-se jogo num ambiente interessante e emblemático. Poder-se-ia ter ganho o 4º set e saído com um empate, mas deu-se prioridade à rotatividade dos jogadores, que nesta fase de treino é fundamental.
Malaca e João, bem na alternância Distribuição/Universal, preocuparam-se em variar zonas de ataque e dar jogo a todos os "pistoleiros". Falta ainda mais consistência na qualidade do passe de ataque em situação de Stress competitivo, mas os dois dão garantias a curto prazo (com o treino específico de distribuição semanal), que essa consistência irá aparecer. Ambos terão de continuar a treinar remate e bloco, para serem opção ofensiva na oposição, ou na entrada (no caso do Malaca). João precisa de melhorar em termos de "arcaboiço" competitivo e não se deixar afectar pelo erro anterior; O erro faz parte do processo, tem de ser aceite como tal e avançar de forma positiva para o momento seguinte do jogo. Investimento na recepção para ambos.
Cláudio, o volume de treino muito maior este ano, será um factor decisivo no seu desenvolvimento técnico. Com um dos remates mais agressivos que temos na equipa, poderá ser um excelente jogador de entradas, caso consiga em jogo, a consistência que tem em treino. A competição ainda é um factor de stress grande que limita algumas das suas acções. Melhor na recepção e defesa (safou umas bolas bem difíceis), precisa de melhorar muito o serviço em termos de agressividade e regularidade. No sistema 5:1, vimo-lo perdido muitas vezes nas movimentações da equipa. Precisa de ganhar mais força explosiva no momento da impulsão para ter mais margem de erro.
Eric, excelente atitude competitiva, sem medo de falhar nos momentos decisivos do jogo. Falta claramente um trabalho físico para que a sua estrutura consiga ganhar estabilidade e posterior explosividade; esse treino físico tem de ser levado a sério com empenhamento e disciplina, uma vez que condicionará toda a progressão enquanto atleta. Recepção e defesa aceitáveis, mas para serem boas têm de ser trabalhadas.
Sampainho, altamente explosivo (pikolin nos pés), falta consolidação da técnica base do remate (saída inclinada à frente ; fora do ponto de batimento; timming de saída frequentemente errado)  Recepção aceitável, mas com margem grande de melhoria. Ainda perdido no meio das movimentações do 5.1.
Alexandre, tem  de  melhorar significativamente a maioria dos aspectos técnicos do jogo (recepção, defesa e ataque), apesar de notórias melhorias em relação ao ano passado. O fundamento base do enquadramento e estabilização debaixo da bola para a execução de todos os gestos técnicos, será vital para a prestação futura, num escalão de juvenil onde as bolas andam um pouco mais rápido.  A distância entre a sua prestação e a dos restantes ainda é relevante e implica um trabalho extra se quiser acompanhar o comboio...
Bruno depois de um ano de voleibol junto de uma equipa em final de ciclo e com outro nível técnico ,  ganhou  estaleca em termos competitivos: bate com mais força, serve flutuante difícil de receber , embora ainda algo inconsistente em termos de eficácia (algumas bolas na rede). Precisa de melhorar claramente recepção (atenção ao deslocamento e plataforma na manchete) e na saída prematura para o remate (batimento atrás da cabeça). Outro trabalho fundamental a fazer será no sentido de ganhar explosividade (muito treino pliométrico), pois encontrará "paredes" altas para superar. Assume-se como um bom blocador, acção que melhorará, quando ganhar mais molas.
Tira-Picos não compromete, percebe movimentações, pode jogar a central (bloca bem) ou a universal (já teve essas funções há uns anos) , remata, serve e defende de forma aceitável e as eventuais carências técnicas existentes, têm por base 2 factores fundamentais: a velocidade de deslocamento e o facto de não ter conseguido apanhar o comboio da equipa anterior de forma regular nos dois últimos anos. Será um elemento fundamental nesta equipa, em termos de ambiente de grupo e de conhecimentos gastronómicos...
, um jogador de voleibol com 6 anos de prática apaixonada, fez apenas o primeiro jogo do torneio porque o prof já não foi na conversa no 2º e deixou o seu entorse a repousar. Está a integrar-se na sua "nova" equipa da melhor forma. Dando o seu contributo  para que os petizes em início de carreira, aprendam com as suas ferramentas de jogo, que estão claramente num outro patamar. O seu objectivo escolar será conseguir o feito da vitória num 3º regional, tarefa difícil, mas que exige que se consiga puxar pelos colarinhos a rapaziada para o andar superior. A continuidade do seu desenvolvimento enquanto jogador passará pelo treino misto escola/federado.
Nuno, excelente atitude competitiva; focado no jogo, defende bem, salta muito, remata e mergulha quando é preciso safar bolas difíceis. Tudo isto é um bom ponto de partida enquanto potencial de atleta promissor, mas falta o fundamental: o treino regular e esperado...nós continuamos à espera...que troque a playstation pela bola amarela e azul  
Os 2 jogadores que participaram no jogo de domingo:
Tomás, com as limitações horárias que tem por estudar numa outra escola, tenta acompanhar o barco com o treino de 4ª e um caseiro de fim de semana. A essa limitação relevante, acresce o desenvolvimento físico  próprio do facto de ser o mais novo da equipa, com um tempo de crescimento que speramos que possibilite chegar ao topo da rede em breve. Apesar dessas limitações, tem boa  atitude competitiva . Tem de melhorar os índices de força (para conseguir passar longe), e continuar a desenvolver a sua técnica nos vários gestos de jogo. 
Morais, está a treinar mais este ano, o que se refletirá a médio prazo na sua técnica de base. Tem, várias lacunas técnicas em alguns aspectos do jogo (recepção é o seu grande calcanhar de aquiles) que se prendem sobretudo por questões de avaliação do tempo e espaço da deslocação da bola e equilíbrio corporal debaixo da mesma. Salta muito, mas enquanto não conseguir envolver bola com a mão, o seu ataque sairá sempre fortemente condicionado. A competição gera-lhe ainda um stress excessivo, limitador das suas acções em campo. Bom blocador.

Em suma, muito trabalho árduo pela frente para fazer desta heterogénea equipa, que abrange 4 escalões num só, uma equipa na verdadeira acepção da palavra: um grupo em que todos puxarão de forma inteligente e empenhada para o mesmo lado. 




Report no Facebook:
"Fim de semana de jornada dupla para a "nova" equipa juvenil do Agrupamento de Escolas de Alcanena. Hoje (Sábado) fomos à Lousã para disputar 2 jogos, um contra a equipa Juvenil/Junior da ES Viseu e outro com a equipa Juvenil da Lousã. Uma jornada que visava sobretudo colocar em prática um novo sistema de jogo, com as dificuldades inerentes a esta "novidade táctica" e à integração dos jogadores mais novos junto dos mais experientes, ou vice-versa. Apesar do resultado não ter grande relevância nesta fase de teino e experimentação, ficámos com uma vitória frente aos de Viseu e uma derrota perante os da Lousã. Pela dinâmia competitiva deixada em campo , saímos destes dois jogos com a sensação clara de que o processo está bem encaminhado...rumo às próxima jogatanas. Um agradecimento ao nosso parceiro habitual,a Junta de freguesia de Bugalhos, pela cedência da Carrinha e aos pais Carlos e Nuno pelo acompanhamento da equipa. Uma palavra também para o Carlos Miguel e Bruno Cadima que nos ajudaram no trabalho logístico de campo (video e arbitragem). Amanhã vamos ao Benfica...e depois dizemos qualquer coisinha...
No sábado estivemos na Lousã, no domingo fomos jogar ao pavilhão da luz, respondendo ao convite para participarmos na apresentação da equipa do benfica perante o seu público. Mais uma oportunidade para a rapaziada jogar voleibol, num palco imponente, contra uma equipa que já conhecíamos do ano passado e que já nos tinha já recebido bem. Em termos de resultado, derrota por 3-1 , com o 4º set a ir parar aos 29-27, fugindo-nos o empate por pouco e deixando emoção até ao final. Uma boa jornada de treino, que serviu para dar jogo a todos os jogadores de forma equilibrada e repartida. Obrigado à treinadora Paula Domingues pelo convite, à junta de freguesia de Bugalhos pela disponibilzação da carrinha e ao reptente pai Carlos, que participou na jornada dupla da equipa. Referência também à claque "Malaca's team e adjuntos" pelo apoio efusivo ouvido na bancada... EEEESA."