Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

ESA volei em Oeiras e no Benfica...

Seria a primeira vez que a equipa de iniciados da ESA enfrentaria uma equipa federada . O jogo com a equipa do CVO (Clube de Voleibol de Oeiras), associação com longo historial na modalidade, era aguardado com enorme expectativa no sentido de aferir as reais diferenças entre o nosso trabalho de Desporto Escolar e a realidade federada. O desnível foi …grande. Encontrámos uma equipa composta por alguns jogadores com 5 anos da modalidade, facto que se traduziu numa clara superioridade em todos os aspectos do jogo. No Primeiro set perdemos por 25-14, com grandes dificuldades na recepção, e consequentemente na construção do ataque. Outro factor novo para esta equipa, esteve na dificuldade da escolha por parte dos blocadores entre qual dos 3 pontos do ataque adversário deveriam estar. Blocos atrasados e bola no chão… No 2º set , a equipa hibernou. A recepção não existiu e quando existiu, falhava passe, quando saía passe o remate ficava na rede… Terminou com um 25-5 (?)…resultado que a malta pediu para não ser revelado, mas que coloco aqui para que não se repita, sob pena de dar direito a espancamento colectivo. Foi uma pontuação ao nível da tal "marca" deixada pelo Diogo no balneário(private joke)...Fazermos 5 pontos num set, significa que a equipa se limitou a estar de forma presencial no campo, deslumbrada com o potencial ofensivo da outra equipa. Culpa também para o prof que deveria ter-se deixado de pedagogias de reforço positivo e partido logo para o açoite como forma mais eficaz de reanimação. Grande mérito para a equipa do CVO e para o seu serviço estrategicamente colocado nos alvos mais permeáveis. No 3º Set, lá conseguimos fazer 20 pontitos, tornando esta jogatana um pouco menos dolorosa…

A coça deste jogo contrasta claramente com a facilidade que fomos encontrando nos jogos anteriores com equipas do Desporto Escolar, factor fundamental para voltarmos à terra e trabalharmos ainda mais e melhor. A recepção ao serviço e defesa farão, cada vez mais, parte da ementa do nosso restaurante ESAvolei.


Depois desta aventura , fomos assistir ao vivo e a cores ao jogo da Liga de Voleibol entre o Benfica(1ª classificada) e o Castelo da Maia(5º). Um espectáculo memorável de tudo o que tem de bom esta modalidade. Enorme capacidade atlética, recepções e defesas alucinantes, passes cirúrgicos e remates estrondosos. A malta ficou deslumbrada…


Um agradecimento para o apoio e enquadramento do Prof Luís Catalão e para a numerosa claque composta pela família Castro.

Um comentário:

  1. Boa onda malta... Assim ainda vão lá!! Só têm de acreditar. .)
    Força.
    Prof. Carlos Marques

    ResponderExcluir