Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Final do Campeonato Regional de Voleibol


Há muito que esperávamos esta competição, que coloca em confronto os vencedores das várias zonas ADE. Lezíria e Médio Tejo (ESA), Setúbal (E José Dr Afonso - Seixal) , Lisboa cidade(E José Gomes Ferreira - Benfica) e Sintra (E S. Stuart Carvalhais-   ). 3 Jogos à melhor de 5 sets , vatacinando muitos e desgastantes sets de voleibol num único dia. No início percebeu-se que o nível estava equilibrado, mesmo com a presença de alguns atletas federados espalhados pelos nossos opositores. 1º Jogo com a Escola do Seixal , terminou com a derrota da ESA por 3-1. Entrada novamente à "relanti", a meio gás, fazendo-nos ir à procura do resultado. Conseguimos equilibrar no 2º, ganhar o 3º e perder o útimo mas dando sempre luta. No 2º Jogo, a equipa foi testada ao limite, com longos pontos jogados, derrota no 1º, vitória no 2º, derrota nos 3º e 4º, terminando as duas equipas de rastos, com algumas cãimbras à mistura. restava-nos a luta pelo bronze, que disputaríamos com a vencedora da região de Lisboa (E. Benfica). A rapaziada nas lonas depois de 8 sets jogados de forma intensa, mas a equipa respondeu à altura vencendo os 3 sets de seguida. Um dia de muito voleibol com 11 sets jogados e uma barrigada de competição, que muita falta fazia a esta equipa.
 Conclusões  gerais a tirar da experiência: Em termos tácticos a equipa esteve bem, com a ocupação correcta das posições no campo quer nas tarefas defensivas (recepção e defesa ao ataque adversário), quer nas permutações na rede para ataque. Do ponto de vista técnico existiram algumas dificuldades na recepção sobretudo no 1º jogo contra a equipa que viria a vencer o regional. Com uma atitude "adormecida" e deslocamentos "artríticos".  Saltou também à vista o enorme desiquilibrio ofensivo entre o Diogo (talvez o rematador mais activo e agressivo presente neste regional) e todos os outros atacantes que se eclipsaram ao longo dos vários encontros. Miguel Monteiro, rematou muitas vezes a medo, apenas disparando umas 4/5 bombas, quando precisávamos de muito mais agressividade vinda das suas mãos. Pedro Reis do alto do seu metro e oitenta, não rematou uma única vez(?), com uma incompreensível "cagunfa" de falhar. Sérgio o mesmo panorama, com apenas 2 remates agressivos ao longo dos vários sets. Esqueceram-se da máxima : "Só evolui, quem falha...muito". Ruben e João D. com pouca rotina de ataque, também tiveram de se retrair. Ambos com grande margem de progressão, basta ir mais aos treinos. Todas as outras equipas tinham no mínimo 2 rematadores igualmente consistentes, facto que garantia permanente agressividade na rede. Ricardo, mais uma vez irrepreensível na ocupação correcta das posições , para jogador universal, apenas lhe falta a componente ofensiva do remate. Miguel Malaca o grande capitão, esteve ao seu nível quer na consistência do passe de ataque, quer na atitude "guerreira" com que encara todos os jogos. É um verdadeiro motor (turbo) da equipa, em termos organizativos e anímicos. Voltou a ressuscitar, depois de o termos visto no chão agarrado ao joelho e pensarmos que teríamos de ir buscar as muletas. Raúl e , os iniciados cumpriram a sua função de vivência de regional, Raúl jogou mais do que o Zé, assumindo-se como um claro reforço para o ano que aí vem

Valeu a enorme e enriquecedora experiência de um 1º regional no escalão de juvenis , garantindo que para o ano, com mais jogos no "bucho", e mais treinos nas pernas, esta equipa terá todas as condições de lutar pela vitória...
Agora o vídeo com banda sonora adequada à "pressure" dos jogos disputados... AQUI:
http://youtu.be/tAae_GOIaIE

Repórteres de imagem: André (ficou com máquina de plano geral - às vezes um geral "comprimido") , Bruno (com um enorme aparato de material - tripá, máquina, extensões.., conseguiu mais ou menos... 2(?)  planos - manteve-se firme junto da árbitra durante todas as filmagens - parece que a rapariga tinha uns olhos azuis e fartos atributos físicos) e Filipa (cuja "cólidade" da máquina lhe boicotou as fotografias em movimento; não ficaram tremidas,... mas artísticas...).  

2 comentários:

  1. Boicotaram-me o trabalho, com tanto empenho da minha parte para poder fazer a transmissão na AEA TV, dizerem-me que não teria acesso a internet foi como uma nega de uma rapariga, normal fiquei um pouco em baixo prestando o meu apoio a equipa da ESA como a equipa que constituía a arbitragem ;)

    Abraços Cameraman

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, antiga escola <3! Obrigada, Prof 0! ;) Bons comentários!
    Continuem o BOM vOLeI! prof 11 eheheeh

    ResponderExcluir