quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Primeiro Jogo...


Aí está o primeiro encontro! O encontro entre uma equipa masculina e uma equipa feminina,…em forma de jogo de Voleibol. E como estavam catitas aqueles equipamentos amarelos, a lembrar periquitos no seu melhor poleiro. Antes do jogo, o professor lançou um factor de motivação extra, o da beijoca rechunchuda que iriam receber das jogadoras adversárias no caso de vitória, mas o nível de jogo manteve-se assim a puxar para o fraaaaquiiiiinho.



A entrada triunfal dos periquitos, um aquecimento com nível liderado pelo capitão Malaca, uns remates na rede para fingir que se remata qualquer coisa de jeito, um grito imponente sem atchim por causa a gripe A, fazia antever uma grande partida. Deu-se início ao primeiro jogo em 4x4. Sem entrar em análise exaustiva do jogo, de realçar a atitude positiva dos jogadores, com saliência para a preocupação de jogar ao 3º toque, de atacar a bola em passe para as zonas de difícil defesa, o apoio aos companheiros que falham e o reforço do bom “astral” da equipa. Aspectos a melhorar: falhas no estado de prontidão , resultado muitas vezes da distracção dos jogadores com a beleza estonteante feminina do outro campo, esquecendo-se da bola a cair no seu campo; execução de manchete quando a altura da bola possibilita passe; Definição clara de quem é a bola através da comunicação; bolas muito baixas em situação de dificuldade.
Apesar das dificuldades e depois de bons momentos de jogo, a ESA lá venceu o primeiro embate no jogo 4x4.




Passou-se ao 6x6 e o caso mudou de figura. As miúdas, antevendo o momento traumático de serem forçadas a espetar beijocas rechunchudas nas bochechas de tipos vestidos de amarelo e com franja comprida, colocaram todo o seu saber em campo e desforraram a derrota anterior. Os jogadores da ESA que já esfregavam as mãos de contentamento tiveram de se render aos encantos voleibolisticos das suas oponentes. De facto, o jogo 6x6 precisa de mais tempo de prática, mas mesmo sem esse investimento, os rapazes não estiveram mal contra uma equipa claramente mais batida nesta forma de jogo. Voltou a faltar algum estado de alerta, que terá de ser permanente (em qualquer momento a bola pode ter vontade de vir ter connosco). E, se a comunicação é fundamental no jogo 4x4, com mais duas zonas de responsabilidade, a coisa complica-se ainda mais. No 2º set, as coisas melhoraram e, apesar da derrota, já os números foram mais encostadinhos . Restava-nos um último set para amenizar o peso da derrota e a malta lá conseguiu uma vitória puxada a ferros, ou antes, à chouriçada em forma de coice, do Ruben. Ênfase também para o serviço canhão do Ivan e do Miguel (os canellones do almoço tinham qualquer estimulante escondido); as bolas safas pelo Ivan graças a um deslocamento à homem bala; e o serviço a puxar assim para o desconchavado mas eficaz do Diogo; os remates (poucos) do Miguel e Xavi no último set; os ataques cirúrgicos do Filipe; os passes do Rodrigo; Os ataques do João com uma espécie de passe, os amorties do Sérgio;, os bons ataques do Miguel, nas fases em que não estava abalado pelos atributos físicos da equipa adversária.
Olhó Microvideo!!!



No final, as raparigas lá se conseguiram safar às beijocas e brindaram os jogadores com uma consoladora palmadinha (???) na mão, mas separados pela rede, não fossem eles cair na tentação de abusar…
Para a história fica um bom jogo inicial, um bom convívio, o equipamento em tons de penugem de periquito, a palmadinha debaixo da rede.

No 3º período repetiremos a dose…Talvez dessa vez, consigam a tal da beijoca rechunchuda...

Uma palavra para o Alexandre e o Júlio que não puderam participar por motivos de saúde (parece que não aguentavam beijocas naquele estado de debilidade...). As melhoras para eles.
Por último um agradecimento ao profe Filipe por se ter disponibilizado a levar alguns jogadores, apesar de deles já terem corpinho para fazerem o percurso a penantes.

2 comentários:

  1. O Filme: a pior realização de sempre; o filme não presta...
    O Piriquitos: gostos do empenho nos treinos; começo a gostar dos ver tocar na bola, nos jogos;
    O adversário; não ajudou a um bom filme...
    Nota: a camisola amarela da ESA Voleibol, já tem tradição e um nome a defender; tenho esperança que estes piriquitos venham a ser águias...um abraço, o Prof.

    ResponderExcluir
  2. Acho qe os "piriquitos" jogaram muito bem , pelo qe sei ainda nao jogaram muitas vezes 6x6 mas mesmo assim conseguiram ir ás bolas todas !

    Parabens (:

    Espero qe possamos repetir ... o convivio foi bom e os jogos tambem !

    Beijinhos pra todos
    ass: paty ( Voleibolista da manuel figueiredo) .b

    ResponderExcluir