quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MINIS versus MEGAS


Realizou-se o primeiro encontro a "doer" da primeira fase competitiva do campeonato distrital de voleibol.
O local do encontro foi a Escola StªIria em Tomar e estavam em confronto 3 equipas :ESA, Tomar e Ferreira do Zêzere.
Uma vez que a carrinha só tem 9 lugares, só foi possível levar 8 jogadores, pelo que a sua seçlecção teve em conta o número de treinos realizados.
Quando chegámos, saltou logo à vista a diferença de estatura das outras duas equipas para os pequenos amarelinhos... Em compensação a altura da rede estava ao nível do Portugal dos Pequeninos ou de um qualquer jogo de badminton. Tentámos colocar a rede a uma altura aceitável e iniciámos o primeiro encontro com a escola de Ferreira do Zêzere, que ostentava o título do ano passado de campeã distrital de iniciados. Alguns elementos da sua equipa já estavam no 2º ano de iniciados, para além de já terem consigo a vivência de um regional, vaticinando dificuldades para a nossa equipa. Mas os pequenotes não se amedrontaram, nem perante o currículo nem da altura dos adversários, que de vez em quando batiam com estrondo a bola por cima da micro-rede, e lá foram ganhado os sets paulatinamente. Mas a vitória nos sets foi o reflexo de um voleibol agradável à vista, quase sempre ao 3º toque, com bons deslocamentos...bom, ...por vezes recorreu-se à técnica do coicebol, mesmo sem grande apetência para a coisa (o Diogo que o diga), mas sobretudo com a capacidade de reorganizar calmamente o jogo, mesmo depois de momentos de dificuldade. Mas o aspecto mais positivo e novo foi o facto de já ter conseguido OUVIR o jogo.
No final do encontro, composto por 3 sets de 10 minutos (30 minutos), ganhou a ESA por 53-45.

No encontro seguinte com a escola Stª Iria de Tomar, que impunha na rede a presença do Grandalhão João , um jogador descendente de gigante, os jogadores da ESA continuaram no seu jogo de 3º toque a atacar bem em passe e por vezes libertando-se para algumas aventuras no remate, realçando as bombas do Ivan, passando de "Homem Bala" para "Homem Míssil". De realçar um aspecto menos positivo neste encontro, que foi alguma descompressão em momentos de alguma diferença no marcador. A lição que têm aprendido nos treinos é que nenhum jogo de voleibol está ganho antes de terminar...
Este 2º jogo terminou com a vitória da ESA por 60-49.

Uma palavra final para o espírito de equipa evidenciado, sem discussões e com constantes incentivos. Esse espírito de inter-ajuda e reforço é a chave para transformar Mini-equipas em Mega-equipas .

As fotografias feitas pela mesma máquina de elevada qualidade (o profe não recebeu uma nova no Natal), foram só da parte final do encontro, porque até aí o profe tinha-se esquecido de fazer fotografias. Como tal, o Ruben, Miguel Montieiro, Diogo e Rodrigo, não ficaram com fotografias em acção, podendo sempre alegar, por falta de provas, que jogaram de forma brilhante.




Os resultados finais foram os seguintes:
1.º Jogo - ES Alcanena (53) X Ferreira do Zêzere (45)
2.º Jogo - Tomar (49) X ES Alcanena (60)
3.º Jogo - Tomar (53) X Ferreira do Zêzere (64)

Quarta-Feira há Mais no Entroncamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário