sábado, 30 de janeiro de 2010

Civismo


Neste treino falou-se de algo que ultrapassa o próprio jogo de Voleibol, falou-se de civismo, responsabilidade individual e coragem em assumir os próprios erros.

No rescaldo dos objectos voadores lançados pela janela da carrinha, cabia uma reflexão conjunta deste acto de Javardice Cívica, tão comum no portuga, que se habituou a conspurcar tudo por onde passa como se não fosse nada com ele.

Depois de uma breve explicação aritmética sobre o que fazer ao lixo (de forma mais pausada para que não restassem dúvidas), o profe convidou os jogadores a assumirem a javardice. Apenas um jogador teve coragem de assumir o seu erro e para ele, apesar de repudiar o seu acto javardolas, fica o respeito por parte da equipa. Se mais alguém atirou lixo pela janela e não teve a nobreza de admitir, ficará com esse fardo na consciência, por ter desperdiçado a oportunidade de revelar coragem em assumir o erro, sabendo que o grupo dificilmente respeitará a sua atitude cobarde.
De qualquer das formas, ficou claro, que o próximo que atirar qualquer objecto pela janela da carrinha será imediatamente excluido da equipa.

Para quem tem dúvidas das consequências da javardice aqui ficam as duras evidências: O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...Papel: de 3 a 6 meses;Pano: de 6 meses a 1 ano; Filtro de cigarro: 5 anos;pastilha: 5 anos;Madeira pintada: 13 anos;Nylon: mais de 30 anos;Plástico: mais de 100 anos;Metal: mais de 100 anos;Borracha: tempo indeterminado;Vidro: 1 milhão de anos.

O treino número 43 representou também um ponto de viragem nos aspectos a serem focalizados no jogo. Passámos da preocupação com o jogo 4x4, para o jogo 6x6. As várias fases do jogo foram explicadas, assim como as combinações colectivas básicas em cada fase. A informação é alguma e a sua apreensão em termos práticos irá demorar algum tempo a adquirir (tanto mais rápido quanto maior a atenção com que se está nessa fase de informação teórica). Iremos tentar praticar esses conceitos com a equipa de juvenis, sempre que nos fôr possível.

Agora leiam com atenção os apontamentos que irão receber por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário