Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Final do campeonato de Juvenis



Última concentração do escalão de juvenis para a ESA, realizada na escola Secundária Sá da Bandeira em Santarém no dia 17 de Abril.
Primeiro Jogo com a Escola Raúl Proença das Caldas da Rainha . Vitória  da ESA por 25-15 e 25-8  ( e 3º set - obrigatório neste escalão  13-15). Atestando que em condições normais (sem os factores de pressão criados extra-competição) ,  teríamos disputado o jogo anterior com esta equipa de uma forma completamente diferente. De realçar que a grande maioria dos jogadores que nos defrontaram (dos 6 que efectivamente jogaram), treinam na equipa federada do Sporting das Caldas o que dará uma ideia comparativa do nosso nível de voleibol escolar com o do clube federado.
Segundo Jogo com a Escola Sá da Bandeira foi mais equilibrado sobretudo no primeiro set com vitória  da ESA por 25 - 19 e 25 - 16 (3º set 15 - 12). Um abraço especial  a esta equipa da ES Sá da Bandeira,  que percorreu connosco este ciclo de 4 anos de formação  e que sempre se portou connosco  de forma ética e leal. 
Como Balanço final desta participação da nossa equipa de juvenis nesta fase, o facto insólito, que com inúmeros anos de voleibol, nunca nos tinha acontecido:  A ESA realizou 6 jogos obteve 5 vitórias  e 1 derrota dentro do campo e conseguiu não ser apurada para o campeonato regional. Apurou-se a Escola Raúl Proença com 3 derrotas dentro do campo(duas das quais com a nossa equipa). Não vamos tecer grandes comentários relativamente às incidências administrativas e éticas associadas a todo este processo, já explicadas anteriormente. Cada um que viva em paz com a sua consciência e carácter.
Aos jogadores da ESA os parabéns por este feito, por terem jogado voleibol a sério, por terem sido a melhor equipa dentro do campo nesta fase, por terem crescido dentro do nosso grupo, pela humildade demonstrada, pelo companheirismo e por terem percebido do que trata a ética desportiva. E Sobretudo por me fazerem sentir, nos momentos de maior angústia, o ensinamento que acompanha hoje o nosso video: Hei Prof ! Don´t Worry be happy!!!

A equipa que esteve em Santarém

 Pssst!...Mas isto ainda não terminou!...ainda falta a nossa ida a Oeiras, com jogo à grande, hamburguerada à grande e mergulhaça à grande....Será feito aí o verdadeiro encerramento da época.

Quanto ao carácter, partilho aqui com vocês  uns versos escritos pela minha irmã Rita. Espero que eu possa ter passado algo disto aos meus jogadores:

"Faz falta" 
É uma questão de carácter!
ouvimos nós todo o dia
fico sempre com a impressão
de que quem julga também faria
Mas o carácter é tudo
define qualquer pessoa
quando queres avaliar
se a índole é má ou boa
Baseia-se nos valores
e testa-se na adversidade
vê-se quando tens o poder
ou na imparcialidade.
O carácter de uma pessoa
é o seu fio condutor
é o bem mais precioso
sejas mendigo ou doutor.

Um comentário:

  1. Parabéns ao professor/treinador e líder destes jovens. Parabéns aos jovens, pela força, coragem e partilha tão necessárias na vida e que se aprendem e experienciam nestas atividades. A vontade individual, aquela que é de cada um, vai crescendo, crescendo, somando-se às outras (igualmente individuais) e torna-se uma vontade coletiva. E é esta que pode fazer a diferença! Tenho orgulho em ser professora/colega nesta escola/agrupamento. Sejam felizes! E ajudem o mundo a tornar-se melhor!
    Maria Augusta Torcato

    ResponderExcluir